Prefeitura implanta dois centros de atendimentos para pessoas portadoras de síndrome gripal

A Prefeitura de Piripiri, por meio da SESAM, publicou nessa segunda (11), a portaria 14/2020 que implanta duas unidades de atendimento à pessoas com síndrome gripal.

Os sintomas da síndrome gripal são febre súbita, acompanhada de tosse ou dor de garganta ou dificuldade respiratória. Já em pessoas idosas, a febre pode não surgir, sendo que sintomas como sonolência em excesso, falta de apetite, irritabilidade, confusão mental caracterizam o estado de síndrome gripal.

As duas unidades implantadas servirão para uma avaliação clínica e epidemiológica. A Secretaria de Saúde orienta que somente as pessoas portadoras desses sintomas devem procurar atendimento nas duas unidades implantadas.

É importante que as pessoas saibam que o municipio não realiza testes da Covid-19. Os testes são realizados no Hospital Regional após avaliação clínica da instituição.

As unidades funcionarão nos seguintes locais:
– Centro de Saúde Dr. Adauto Coelho de Resende, na Av. Dep. Raimundo Holanda, S/N;
– CAIC, na Avenida Aderson Ferreira.

Os pacientes portadores da Síndrome Gripal (SG) devem buscar atendimento no horário das 07:00 às 17:00h.

Pessoas de qualquer idade que apresentarem os sintomas não precisa passar antes pelos postos de saúde onde são atendidos.

Essa medida obedece aos protocolos da OMS e Ministério da Saúde e faz parte do Plano de Contingência para enfrentamento da Pandemia do Coronavírus.