Prefeito Luiz Menezes prorroga decreto de isolamento até 7 de junho

O prefeito Luiz Menezes prorrogou nessa quinta-feira, 21 de maio de 2020, o decreto municipal 1704/2020 que mantém o isolamento e o afastamento social até 7 de junho e traz outras regulamentações.

O novo decreto mantém as medidas de combate ao enfrentamento do Coronavírus com base nos protocolos da OMS, MS, decretos estaduais. As medidas levam em consideração a elevação no número de casos com taxa de incidência crescente, já contabilizando até ontem, 21 de maio, 56 casos confirmados para COVID-19.

Outro dado preocupante é a taxa de ocupação dos leitos do Hospital Regional Chagas Rodrigues. Segundo o último boletim emitido pelo HRCR 9 pacientes estão internados, sendo 6 na enfermaria e 3 na UTI.

Outro fator que torna necessário o cumprimento das medidas em vigor é que o índice de isolamento no município de Piripiri é de apenas 43%, muito longe dos 70% recomendados pelas autoridades sanitárias.

A SESAM fica autorizada a restringir ou ampliar as medidas sanitárias em vigor conforme a necessidade de o objetivo de frear o crescimento de casos do vírus no município de Piripiri.

Nas redes sociais o prefeito Luiz Menezes vem mostrando resumidamente as ações adotadas pela SESAM e pedindo que a população faça seu papel no momento mais delicado da pandemia. “O crescimento do nível de infecção em Piripiri, a taxa de ocupação dos leitos no Hospital Regional e o baixo índice de isolamento levou o comitê a aprovar a prorrogação das medidas de isolamento social até sete de junho”, justifica o prefeito Luiz Menezes.

O decreto determina ações como uso obrigatório de máscaras, restrição de algumas atividades comerciais e, principalmente, a manutenção do isolamento com as pessoas ficando em casa. A recomendação é que saiam somente em caso de necessidade, caso não exerça atividades essenciais.